O Respeito aos Pais

O respeito aos pais.   Pv 1.8,9

Pv 1:8, 9 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.

Ontem vimos que no compromisso que o sábio assumiu em ensinar ao jovem a sabedoria e a prudência, ele coloca dois princípios gerais para serem observados: O temor do Senhor e honra aos pais.

Vimos o primeiro princípio, o segundo princípio é:

Os pais devem ser respeitados como seus superiores.

“Meu filho ouça as instruções de teu pai.”

 Queridos leitores e leitoras, para que o quinto mandamento seja cumprido é necessário que comece com sabedoria, que os pais ensinem seus filhos, instruam seus filhos e com toda a autoridade que eles têm ensinem a lei de Deus a eles para o benefício deles mesmos. Eles são criaturas racionais e, portanto não podemos dar a eles lei sem instrução.

Pais ensinem seus filhos no Senhor e quando disserem o que fazer é preciso dizer o porquê. Mas eles são pecadores e obstinados e assim com as instruções há necessidade da lei. Abraão não apenas doutrinou, mas comandou sua casa.

Você pai e você mãe tem feito o máximo esforço para a boa educação de seus filhos?

O texto dá instrução aos filhos para receber e reter as boas lições e leis dadas por seus pais.

O filho ou filha deve receber com prontidão, ouvir e acatar, ouvir e confiar, ouvir e obedecer e ser grato concordemente.

O filho ou filha deve reter com a determinação de jamais abandonar. Mesmo quando crescer e for independente saiba que as instruções paternas foram de acordo com a lei de Deus e, portanto jamais devem ser abandonadas. Você foi treinado no caminho que deveria andar e quando se tornar velho não se desvie dele.

O texto nos diz que o resultado para os que forem fiéis serão graça e honra. 
As instruções e leis de seus pais, cuidadosamente observadas e vividas serão um ornamento de graça sobre a cabeça. Essas sim os verdadeiros ornamentos, a verdade de Deus, seus preceitos e mandamentos devem ser para nós coroa, ou um colar, devem ser estimados como distintivos de primeira honra. 

Vamos valorizar, ambicionar as instruções das Escrituras e então elas serão para nós um ornamento de honra.

Queridos, considere e reflita nas questões abaixo:

  • ·         Você luta, se esforça em aprender das Escrituras?
  • ·         Você filho ou filha tem obedecido a seus pais?
  • ·         Vocês pais têm instruídos seus filhos na Palavra?


Tenham um ótimo dia na dependência do Deus da Palavra.

Pr. Carlos & Dulce Nagaoka


“Deuteronômio 4:9 -  Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos”.

Obs.: Utilize uma Bíblia evangélica ou não para consultar as referências. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links