Virando o jogo!

Oscar-Claude Monet The Jetty of le Havre in Bad Weather
Pv. 1.29 Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor,...


Do desprezo para o amor, do ódio para a escolha.

Quando um time que está atrás no placar vê os minutos finais se esgotando ele pode se resignar ou lutar com toda garra e raça até o fim. Em muitos casos o time lutou e o placar foi alterado, e o que estava derrotado se levanta e termina vitorioso.

Todos os homens, desde a concepção já estão derrotados, nascem perdendo o jogo. Diz-se que a cada dia que passa é um dia a menos, justamente porque o dia da morte virá, certamente virá.

A oferta para conhecer o Senhor, para ter um relacionamento perfeito entre criatura e Criador está sendo apresentada por meio do Evangelho. Para que o desprezo que é resultado da queda humana no jardim do Éden, se transforme em temor do Senhor que é o princípio da sabedoria e para que se escolha rejeitar o ódio e acolher o amor, será preciso conhecimento, arrependimento e reconhecimento.


CONHECIMENTO

Odiar e rejeitar, são verbos que expressam as principais ações dos que desprezam o conhecimento de Deus. Nessa condição, o homem ou a mulher não temem, justamente porque não sabem quem é Deus e nem mesmo quem são na verdade. A ignorância lhe faz enfrentar a dor com sofrimento.

Porém, os passos para a rebeldia são dados e a pessoa não apenas permanece ignorante, mas expõe sua rebeldia contra Deus e contra o povo de Deus. Volta-se para si mesmo num abraço do amor próprio que na verdade só lhe causa o mal.  O perigo de experimentar o abandono de Deus é iminente.

A Bíblia menciona casos de pessoas que foram abandonados por Deus nesta vida, como Saul para quem Deus não mais respondeu depois de sua rebeldia, mas o comum é que enquanto há vida haverá um quarto para oração, para adoração, para meditação e a esperança de reconciliação com Deus.

Contudo, a justiça de Deus será plenamente estabelecida no último julgamento e os que desprezam o conhecimento e recusam o temor do Senhor HOJE, receberão merecidamente a justiça eterna de Deus.


ARREPENDIMENTO

Considerar e escutar, são verbos que expressam as ações iniciais dos que estão partindo para a “virada do jogo”. Nessa condição, o homem ou a mulher ainda não teme conforme o padrão da Palavra, talvez porque o conhecimento que tenha a respeito de Deus seja falso ou escasso. O conhecimento errado ou raso lhe faz enfrentar o a dor como injustiça.

Entretanto, enquanto houver a consideração e os ouvidos abertos, a mensagem de Cristo pode se fortalecer em seu coração e os seus passos podem começar a se dirigir a Deus. O perigo de se dirigir a Jesus com motivações egoístas ainda é real.

A Bíblia menciona casos de pessoas que foram confrontados com suas motivações e não prosseguiram rumo a vida eterna, como o jovem rico que preferiu a sua riqueza. O ideal é perseverar em considerar e escutar a mensagem do Evangelho, a mensagem das Escrituras cujo plano redentor tem Jesus como personagem principal.

Não se esqueça de que a justiça de Deus será inteiramente realizada, e o que “ainda não” acontece, se estabelecerá. Persevere em considerar e ouvir o conhecimento da Palavra de Deus. Você perceberá que está considerando e ouvindo verdadeiramente se sua prática quanto à repreensão for o arrependimento, então a virada será realidade.


RECONHECIMENTO

Amar e escolher, são verbos que expressam as ações características dos que desfrutam da vitória em Cristo. Nessa condição, o homem ou mulher tem tudo para expressar temor e vivenciar uma vida piedosa, justamente por causa de Cristo. Sua justiça agrada a Deus e pela fé (fidelidade) o justo viverá e assim agradará a Deus. O conhecimento lhe faz enfrentar a dor como oportunidade de ver sua esperança tomar forma mais concreta.

Contudo, a dependência de Deus para se obter conhecimento e o temor do Senhor faz parte da vida do que experimentou a virada do jogo a seu favor. O perigo de buscar glória pra si é constante.

A Bíblia menciona casos de pessoas que buscaram glória pessoal e se afastaram de Deus, como Davi em sua velhice, quando realizou o censo do povo, mostrando para si e para os outros o quanto ele progrediu e o quanto é poderoso. Ele desagradou a Deus, foi repreendido, corrigido e se arrependeu.

Espero que você ao ler esta simples palavra, responda com a busca em ler a Palavra e se mantenha perto do Senhor. Não se esqueça de que chegará o dia em que muitos ouvirão a condenação e o verso “Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor,...” virá á mente, mas será tarde demais!

Não entregue o jogo, faça esse caminho:
- conheça a mensagem,
- se arrependa de sua rebeldia e
- reconheça a benignidade de Deus em seus atos redentores.

Tenha um bom dia com a graça e PAZ do Senhor.


Pr. Carlos Nagaoka


Salmos 139:23  Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamento
Obs.: Você pode utilizar uma Bíblia evangélica ou não para consultar as referências. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links