Seu destino pode ser mudado?

Pierre Auguste Renoir Seascape, 1879

Pv. 1.27 quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem.

Futuro pode ser conhecido?

Se as pessoas soubessem o seu destino, se soubessem o que os aguarda, se soubessem qual seria o fim, certamente muitas decisões seriam repensadas, avaliadas e provavelmente mudadas na sua raiz. Saber o futuro é um “impossível” para os homens, o máximo que se consegue em alguns setores é estimar um evento.

Existe uma parábola da época quando os faraós governavam o Egito e havia um templo erguido nas cabeceiras do rio Nilo. “O Rio é formado por três afluentes, o Nilo Azul, o Nilo Branco e o Atbara. O Nilo Branco nasce nas montanhas de Burundi e encontra com as águas do Nilo Azul cuja fonte fica nas terras altas da Etiópia e depois recebem as águas do Atbara que também nasce nas terras altas da Etiópia, formando o rio mais longo do mundo com um curso de mais de mil e quinhentos quilômetros. Todo ano essas águas produziam uma inundação na várzea egípcia, permitindo aos fazendeiros cultivarem suas plantações durante o terrível e seco verão. Toda primavera, os sacerdotes do templo reuniam-se na margem do rio para verificar a cor da água. Se estivesse clara, o Nilo Branco... dominaria o curso... e os fazendeiros teriam colheita pequena. Se a corrente estivesse escura, predominariam as águas do Nilo Azul, proporcionando cheias adequadas e colheitas abundantes. Finalmente, se dominassem as águas verde-escuras do Atbara, as cheias viriam cedo e seriam catastróficas. Todo ano os sacerdotes enviavam mensagens aos faraós sobre a cor da água. Estes, então, saberiam como estaria a situação financeira dos fazendeiros e qual seria o aumento de impostos”

Não estou confirmando que a prática dessa parábola tem fundamentos reais, mas seja qual for a base de sua crença, o que crê irá tomar decisões no presente se preparando para o futuro. Era assim que os faraós agiam.

Base Segura.

Na época de José, filho de Jacó, o faraó teve dois sonhos e José foi capacitado por Deus para interpretá-los. Confiando na interpretação, e muito mais ainda no Deus que revelou a interpretação a José, faraó conseguiu elevar a posição do Egito para o Celeiro do mundo em sua época.
A Base segura para se crer em alguma previsão está na fonte de tal previsão – Deus, por meio de Sua Palavra.

A Palavra afirma que o fim para todos é a condenação, uma vez que estão fora da Glória de Deus, estão destituídos, estão privados de Sua Glória (Rm 3.23). Então todos já estão condenados, no entanto Deus realiza a Redenção por meio do sacrifício de Jesus e graciosamente oferece o resgate, oferece o único caminho para a Sua Glória. Esse caminho é Jesus. O fim desse caminho é a felicidade eterna. Um final feliz. O fiel sabe o que o aguarda, ele conhece o desfecho de sua história, o seu futuro já está garantido, por isso em seu presente redimido, o fiel já tem a segurança para decidir o seu dia-a-dia de forma coerente com a fonte segura que não apenas prevê o futuro mas fornece o caminho para ele.

Será que devo acreditar?

Infelizmente, muitos mantem a pergunta acima em suas mentes e se acercam cada vez mais de argumentos para não crer em Deus e em Sua Palavra. Agem insensatamente e dizem como a música popular “tô nem aí...”.
A Palavra diz que o fim dos pecadores será terrível, sua desgraça virá. Toda condenação será resultado de se colocarem distantes de Deus. Haverá grande pavor que tomará conta deles e os prenderá e será seu eterno tormento. Este pavor virá, o que eles temem cairá sobre eles, como diz o texto, repentinamente como uma tempestade, um furacão. Angústia e dor virão sobre eles (veja também Rm 2.8,9 - Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego;), pois riram e rejeitaram o conselho de Deus, os justos rirão deles (Sl 52.6,7). 

Hoje o conselho de Deus está sendo oferecido, seja sábio e aceite, receba e viva o conselho do Senhor.

Queridos leitores e leitoras, fale isso! Proclame o evangelho, pois Jesus veio para mudar o nosso fim. Leia a Palavra e obedeça, submeta-se a ela e certamente os que estão perto de você serão desafiados a se voltarem para o Senhor.

Vamos viver mais este dia de graça na graça de Deus!

Pr. Carlos Nagaoka


Um pouco de ciência nos afasta de Deus; Muito, nos aproxima.  (Louis Pasteur)
Obs.: Você pode utilizar uma Bíblia evangélica ou não para consultar as referências. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links