Cheque sem fundo!

Oscar-Claude Monet The Studio Boat
" eu, da minha parte , vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês," Pv. 1.26

É Crime!

Procurando conhecer a lei brasileira a respeito da emissão de cheques sem fundo, descobri que quando o cheque é utilizado como meio de se realizar fraude, uma forma de estelionato, então configura em crime. Portanto, só o emitente mal intencionado é punido pela lei, com pena que pode variar de um a cinco anos de prisão.

Obviamente tem também consequências relativas ao nome do infrator. O nome vai para o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF) e no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Quem emite um cheque e sabe que está sem fundos, com certeza está também ciente de que está cometendo um crime e numa sociedade civilizada, existem leis que serão cumpridas e portanto o criminoso sabe que haverá consequências se ele tiver que responder diante do tribunal.

O Tolo!

O tolo chegou a essa condição a partir de sua condição anterior, isto é, “simples”. Ele foi convidado nessa condição para ouvir e acatar a repreensão da sabedoria e como uma espécie de “prêmio”, mas na verdade é “graça”, o simples receberia o espírito da sabedoria e os pensamentos sábios.
É um upgrade no que pensar, o “simples” passa para a condição de ”sábio” e usufrui da sabedoria divina. Além de experimentar a sabedoria e se deleitar nela, ainda receberia crédito por ser considerado um sábio.
Basicamente são os convites para o candidato a criminoso a obter os bens ou o dinheiro que almeja por meios lícitos, como um emprego, por exemplo.

Mas......

Aqui temos uma dobradiça, essa conjunção coordenativa adversativa que expressa a ideia de contraste. Ao invés de alcançar a posição de sábio, o “simples” regride à posição de “tolo” e ao invés de usufruir a sabedoria divina, sofrerá a condenação de Deus.
Mas, o “simples”, já na condição de “tolo” rejeitou o convite, desprezou a sabedoria, não quis ouvir o conselho e certamente desprezou a repreensão.

“Vou rir-me da sua desgraça

A condenação é pronunciada, e certamente é a destruição. Aqueles que não se submeterem ao controle do Senhor, certamente perecerão sob Sua Ira. Eles não usufruíram dos benefícios da misericórdia de Deus quando foi oferecido a eles, permaneceram duros e obstinados de forma que permaneceram condenados (Pv 29.1 - Quem insiste no erro depois de muita repreensão, será destruído, sem aviso e irremediavelmente.).
As ameaças aqui serão plenamente cumpridas no julgamento do grande dia, a eterna miséria dos impenitentes. O Senhor vai rir, o que significa isso? é um ato referido ao Senhor pela antropopatia* (Veja Sl 2.4 e 37.13) e significa que Deus não deverá ter piedade deles, não mostrará nenhuma compaixão e não terá misericórdia deles, mas expressará sua glória em aplicar a Sua justiça.

Mas.... Você poderá rir!

A ira de Deus foi derramada em Cristo. Seu sofrimento aplacou a ira de Deus e nos trouxe restauração. No entanto a ira de Deus permanece sobre os que não creem (Jo 3.36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele".)
Portanto a boa vida dos ímpios no tempo presente não é sinal de bênção.
Se você ou alguém que você conhece ainda não se encontra na posição de “sábio”, saiba que existe solução eterna, exatamente porque a ira de Deus foi derramada em Cristo, se você é um escolhido de Deus, saiba que se ouví-lo e buscá-lo sua condição triste pode ser mudada e a alegria plena e eterna poderá lhe ser concedida em Cristo Jesus.

Aviso aos sábios!

Queridos, Jamais olhem para as pessoas insensatas e queiram a vida delas, por mais prósperas que sejam estão sem Deus, sem Jesus e, portanto sem salvação. A destruição está garantida no grande dia de nosso Senhor.

Um abraço, e um bom dia tendo prazer somente em Deus.


Pr. Carlos & Dulce Nagaoka

Há algumas virtudes suas que jamais seriam descobertas se não fossem as provações pelas quais você passa. (Charles H. Spurgeon)


* Antropopatia é a atribução de sentimentos humanos a Deus. É uma palavra cuja origem provém de duas palavras gregas, anthropos, (homem) e pathos, (afeto ou paixão). Serve apenas para que os homens possam entendê-lo sem contudo definí-lo, uma vez que Deus é Espírito e Seus sentimentos não são iguais aos sentimentos dos humanos.
Obs.: Você pode utilizar uma Bíblia evangélica ou não para consultar as referências. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links