Seus ouvidos são para ouvir? Faça um teste!


“Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão”. Pv 1.25

A Orelha.

A orelha não está ligada apenas a capacidade humana de ouvir, mas ela possui um labirinto que são canais semicirculares. Quando a cabeça se movimenta, o líquido se desloca dentro desses canais e estimula nervos específicos que por sua vez enviam sinais ao cérebro informando a posição da cabeça e do corpo em relação ao ambiente. Com essas informações o cérebro realiza os cálculos e envia sinais elétricos aos músculos que atuam na manutenção do equilíbrio corporal.

No entanto, o equilíbrio da alma, da pessoa, tem tudo a ver com o que se ouve. As orientações, as afirmações, as negações, os princípios que ouvimos trazem informações para o coração, para o centro da alma. O coração, a alma, a pessoa possui um protocolo que se desenvolveu ao longo de sua existência e esse coração com esse protocolo comanda os atos, palavras e pensamentos. É influenciado pelas emoções, pela vontade e pela razão. É assim que o coração humano funciona, por isso o ensino, o conselho e até mesmo uma repreensão passará pelo crivo da razão, da emoção e da vontade humana. Se um desses três atributos humanos que funcionam como filtros rejeitar ou aprovar e se tornar mais forte, a decisão virá a partir daí, por exemplo: Mesmo que não tenha vontade de ir a um determinado restaurante, mas o seu chefe lhe convidou, vai pagar a conta e você tem a informação de que não se deve contrariá-lo, ainda sim você vai. Sabe por quê? Porque a razão e até a emoção falará mais alto; os seus ouvidos ouvirão apenas isso e você se dobrará.

Por que os ímpios são desequilibrados?

O nosso texto de hoje, apresenta argumentos racionais que seguem os do verso 24, para o que a Sabedoria fará e se encontra descrito no verso 26.

Eles se fecharam em sua tolice e insensatez e jamais serão sábios. Eles estavam obstinados e fechados a todos os métodos utilizados para a recuperação de suas vidas. Jesus oferece conselho para fazer o melhor, bem como oferece repreensão e reprovação a respeito do que fazem de errado e impróprio.
O resumo disto é: Os insensatos permanecem insensatos porque rejeitaram o temor do Senhor e escolheram seu próprio caminho.

A tentativa humana de encontrar sabedoria longe de Deus é a fonte de toda estultícia e tolice. O homem não foi criado para ser sábio sem Deus, independente Dele. Se você crê no Senhor Jesus, se você já nasceu de novo tem muitas bênçãos e sabe disso, sabe que quando se aproxima de Deus essa noção se torna ainda mais real.

O pecado nos reduz a estultos e desprezamos o conselho do Senhor, ficamos desequilibrados; por exemplo, quando achamos que fazer compras é mais importante do que estar na companhia dos filhos de Deus em adoração coletiva, ouvir a Palavra e se deleitar no louvor coletivo. Essa prática é ou não é estultícia?

Os tolos desprezam todo conselho de Cristo, não há valor pra eles que mereça atenção, e qualquer reprovação de Cristo será inútil, pois eles não acham que fizeram algo que mereça reprovação. O verso 30 repete isso, “não quiseram aceitar meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, ”. Os tolos olham com desdém como se fosse uma piada. Os que não são de Deus estão rumando para a ruína e não ouvem a reprovação e o bom conselho. O que fazem é apenas rejeitar todo o evangelho e suas verdades e orientações.

O Resgate.

O projeto de resgate do homem feito e executado por Deus é feito pela Sabedoria Divina e está conforme a perfeita vontade de Deus. Essa sim deve falar mais alto, essa sim deve influenciar, essa sim deve ser ouvida, para que a vida integral do filho de Deus esteja equilibrada.

Seus ouvidos são para ouvir?

Os que ouvem certamente irão reagir buscando o temor do Senhor com todo coração. Escolha temer ao Senhor e garanta uma vida sábia e verdadeiramente feliz e equilibrada, não se esqueça de que as suas escolhas devem ser conforme a santidade de Deus. Essa é a atitude dos que são adultos em Cristo (Hb 5.14).

Queridos leitores e leitoras, olhe sinceramente para sua reação quando você ouve as orientações da Palavra, e observe se dá ouvido ou se rejeita buscando alguma desculpa. A Bíblia diz: deixai a mentira. Mas você busca desculpa para falar uma mentira pequena ou que vá “salvar” alguém. A Bíblia diz: ame seu irmão, mas você não ama. Será que você está dando ouvidos a Jesus?

Um abraço, e um bom dia ouvindo e acatando o conselho de Deus.

Pr. Carlos Nagaoka


O objetivo final e mais elevado da evangelização não é o bem-estar dos homens nem mesmo a sua bem-aventurança eterna, mas a glorificação de Deus (R. B. Kuiper).
Obs.: Você pode utilizar uma Bíblia evangélica ou não para consultar as referências. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links