O que é o que é?


Tirada em Tarui 14-02-15
Pv. 1.23 “Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um Espirito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos”.

O que é Graça.

A palavra graça tem um conceito teológico e significa um dom, presente de Deus ao homem e não está vinculado a nenhum mérito humano. Portanto toda capacitação humana é uma graça, um favor, um dom de Deus.

Na narrativa da criação, Deus revelou que formou o homem do pó da terra, isto é, usando o pó da terra que havia criado, deu forma humana, em outras palavras amassou o barro e fez um boneco e soprou nas narinas o fôlego da vida.

Após receber o fôlego da vida, qualquer coisa que aquele boneco viesse a realizar seria um presente, um dom, uma capacitação, uma habilidade, uma graça concedida a um boneco inanimado, que sem o sopro divino não passaria de uma estátua.

A Sabedoria está revelando a sua graça. Uma tradução mais literal seria: “Retorne para a minha reprovação. Veja! Derramarei abundantemente sobre vocês o meu Espírito e declararei a vocês a minha palavra.”

O boneco vivo e agraciado, a partir do momento que deixou de seguir, confiar, depender e de submeter ao seu criador, caiu e se tornou independente do sopro divino, e uma vez que o sopro divino concede vida, então o homem só aguardaria o tempo para voltar ao pó, pois sem sopro, sem vida.


O que é Vida?

O sopro divino causa a vida e a palavra de Deus formaliza a vida. Observe o versículo que estamos meditando: A sabedoria diz: até quando ficarão presos em sua arrogância? (v.22) Não perceberam que não há vida sem o meu sopro? Ouçam a minha reprovação! Retornem a atentem para a minha repreensão! Vocês só terão vida se eu soprar em suas narinas. Eu darei a vocês o meu Espírito e farei vocês conhecerem a minha Palavra, a minha instrução.

A vida ideal é aquela que não termina, é aquela que fica ligada à fonte o tempo todo, é aquela que não tem o perigo de se desligar, de morrer. Em outras palavras a vida pra ser vida, precisa ser uma vida eterna.


O que é Vida Eterna?
Vida eterna é a vida que está e nunca deixa de estar com o sopro divino. Deus está prometendo que dará o seu Espírito e o dará abundantemente.

Isso é graça. => Graça de vida.  => Vida eterna.

O Autor desta graça é o próprio Espírito, Jesus nos prometeu que rios de águas vivas correrão em nosso interior. Nosso Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que pedirem.


Como é a Vida Eterna?

O texto completa, “..... e lhes revelarei os meus pensamentos”. “.... declararei a vocês a minha palavra.” porque a vida eterna sem forma seria vazia. A vida eterna precisa receber o toque do mestre para ganhar forma e ser exposta como uma verdadeira obra de arte. Cada toque que vem das mãos do Mestre é favor, é presente, é um dom imerecido, é graça.

O meio desta graça é a Palavra, se você aproveitar bem este meio que está traduzido, encadernado e em suas mãos receberá a Sabedoria, conhecerá a vontade do Senhor. Não é somente para você conhecer, pois juntamente com o conhecimento a graça, a habilidade para colocar em prática o conhecimento também será um presente.

Se você nada sabe a respeito dessa vida eterna, saiba que é necessária uma Graça Especial para uma conversão sincera. Porém essa Graça nunca será negada a qualquer que honestamente procurar e se submeter a ela.


Queridos irmãos,

Viver uma vida que usufrui da graça de Deus é viver uma vida escatológica, isto é, uma vida conforme a nossa vida futura; viver a vida eterna hoje! Para isso use o meio da graça que é a Palavra de Deus e assim espere rios de águas vivas dentro de você como uma consequência natural.

Um grande dia na graça de Deus!


Um abraço,

Pr. Carlos Nagaoka

Um cristianismo sem sofrimento é algo totalmente estranho ao conteúdo do Novo Testamento. (Gilson Santos)
Obs.: Você pode utilizar uma Bíblia evangélica ou não para consultar as referências. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links