É Justo, é muito justo é justíssimo!

“Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão!” (Pv. 1.24)

Recusar uma oferta hoje em dia pode ser um livramento de alguma cilada. No mundo corporativo, mercadológico e social encontramos muitas ofertas e as recusas se tornam comuns. Muitas ofertas de empregos estão sendo recusadas, muitas ofertas de novidades no mercado de vendas estão sendo recusadas e muitas ofertas de relacionamentos sociais também são recusadas diariamente.

O temor baseado no princípio de que tudo que é bom não vem fácil, ou tudo que vem fácil, vai fácil, acaba deixando as pessoas cautelosas diante de ofertas, diante de convites.

Acredito que o pressuposto acima não esgota toda explicação para as recusas, mas explica a cautela de muitos. No texto acima a Sabedoria está argumentando o porquê irá rir da desgraça do ímpios (v.26). Basicamente ela diz: “Uma vez que Clamei e vocês rejeitaram, estendi a minha mão e ninguém se importou,.... então.....” o fim será terrível, eles continuam obstinados contra todos os meios da graça para a obtenção da Sabedoria.

A Sabedoria, tendo chamado os pecadores ao arrependimento, agora aguarda o efeito de sua chamada (Jr 8.6 - .... Ninguém se arrepende de sua maldade e diz: "O que foi que eu fiz? " Cada um se desvia e segue seu próprio curso, como um cavalo que se lança com ímpeto na batalha.), não há quem se arrependa, por isso ela mostra qual o fim deles.

Você acha justo?

A oferta de sabedoria, de vida, de felicidade foi apresentada, exposta e oferecida amplamente e a rejeição foi pertinaz. Imagine a cena em que alguém de forma teimosa rejeita e rejeita o que seria a sua salvação, você que assiste sabe que a oferta é o melhor para esse alguém, mas a recusa permanece, nada lhe convence a desempacar de sua posição rebelde e obstinada. O fim está chegando e o que você pensa? Como você julga? Finalmente acaba e a desgraça se abate sobre o teimoso. Você acha justo?

Claro! Os rebeldes serão julgados e todos nós achamos isto justo e que o Senhor está certo nisto.
A promessa de retorno a um relacionamento feliz com Deus, vejam o caractere chinês e japonês para a palavra felicidade: (fuku)(ネDeus + Um + Homem + Jardim*(vide explicação abaixo) , se cumpre em Cristo. O Evangelho está sendo proclamado e ele insistentemente continua sendo rejeitado.

Muitos ainda rejeitam Cristo e a sua oferta de graça, e recusam se submeter aos termos do evangelho.
Cristo os chamou, os advertiu do perigo, Ele estendeu Suas mãos para eles pegarem, mas eles recusaram e ninguém considerou; Alguns foram negligentes e nunca cuidaram disto, nem prestaram atenção no que foi dito a eles, outros foram obstinados e mesmo não evitando ouvir a vontade de Cristo, ainda assim eles O negaram, eles recusaram. (v.24)


Querido leitor e leitora,

Você quer uma vida facilitada? Só com Jesus. Com Jesus tudo é fácil, sem Jesus tudo é difícil. Faça a escolha certa! E busque ouvir a Palavra do Senhor.

Não recuse a oferta de sabedoria que Deus em Cristo está constantemente lhe dando. Para checar se há perigo é preciso luz, sem luz não podemos ver o perigo ou o inimigo, não é verdade? Só Jesus pode lhe assegurar, pois Ele é a luz verdadeira, para lhe tirar de qualquer caminho rebelde.

Tenha um bom dia e aproveite para aceitar o convite, importe-se com a mão da sabedoria estendida em sua direção.

Pr. Carlos Nagaoka

Os únicos precedentes para a proclamação do evangelho são: vida santa, oração e testemunho ousado. (Geoffrey Thomas)


*Explicação do caractere japonês e chinês (Kanji): O kanji (fuku) é formado pelo radical “ usado em caracteres relacionados a deidade, adoração ou religião mais o caracter “” cujo significado é o numeral “Um” mais o caractere “” cujo significado é “boca”, portanto representa o homem e o caractere “” que significa campo, plantação e pode indicar Jardim. Conforme Gênesis 2.15 que diz: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. ” Esse ambiente e este relacionamento estavam repletos de felicidade, pois o homem ainda não caíra em pecado. 
Obs.: Você pode utilizar uma Bíblia evangélica ou não para consultar as referências. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links